Aparelhos Ortodônticos
Aparelhos Ortodônticos Removíveis
Aparelhos que podem ser removidos da boca para as refeições, higienização bucal e para algumas atividades. Popularmente é chamado de aparelho “móvel”. Dentre as principais funções estão o alargamento das arcadas, descruzamento das mordidas e movimentações dentárias.
Aparelhos Ortopédicos Funcionais
São aparelhos removíveis utilizados na fase de crescimento, promovem mudanças ósseas e funcionais, agem utilizando forças do próprio organismo, além de estímulos funcionais no intuito de restabelecer o equilíbrio morfofuncional do aparelho mastigatório.
Aparelhos Ortopédicos Mecânicos
São aparelhos utilizados na fase de crescimento e promovem mudanças nas estruturas ósseas (fixos ou semi fixos).
Aparelhos Ortodônticos Fixos
Aparelhos com indicação e utilização bem ampla, são compostos por braquetes, tubos, fios, molas e vários outros acessórios que são colados aos dentes e/ou encaixados no próprio aparelho.
Junto com os aparelhos fixos são utilizados fios ou arcos que são confeccionados com vários tipos de materiais, sendo atualmente os super elásticos e os termo ativados, com memória de forma, os mais confortáveis para o paciente.
Aparelhos Ortodônticos Fixos Auto Ligados
Sistema de aparelho moderno onde o contato do fio se dá somente com a superfície do braquete, reduzindo significativamente o atrito em todo o sistema e proporcionando forças mais leves e tratamentos mais confortáveis.
Outro benefício é manter uma ativação constante por um período de tempo maior.
Aparelhos Ortodônticos Estéticos
Aparelhos ortodônticos mais discretos, são normalmente utilizados pelos pacientes adultos. São uma variação do fixo clássico, e podem confeccionados de policarbonato (mais simples e de qualidade inferior) até os de materiais mais nobres e com qualidade superior como a safira sintética e ligas cerâmicas, entre outros.
Aparelhos Ortodônticos Linguais
São aparelhos fixos colados pela parte de trás dos dentes, ficando totalmente imperceptíveis. Existem várias versões e o grau de dificuldade do caso determina a escolha.
Sua grande vantagem é que não são visíveis numa conversação, embora sejam um pouco desconfortáveis no início e mais complexos de higienizar.
Esse tipo de aparelho é recomendado aos adultos e também é montado no sistema auto ligado.
Aparelhos Intra Orais para Ronco e Apnéia
Os aparelhos intra orais são dispositivos usados na cavidade oral durante o sono com o objetivo de prevenir o colapso entre os tecidos da oro faringe e da base da língua, reduzindo assim eventos obstrutivos na via aérea superior.
Eles se dividem em aparelhos retentores linguais e reposicionadores mandibulares. As indicações para esses aparelhos dependem de uma avaliação e diagnóstico Médico e Odontológico.
Devido à complexidade de áreas envolvidas o Cirurgião Dentista deve ter profundo conhecimento para diagnosticar e aplicar esses aparelhos.
Vale ressaltar que os aparelhos ortodônticos são apenas instrumentos facilitadores para a correção ortodôntica, sendo a capacitação do Profissional e a dedicação do Paciente os elementos que determinam o sucesso do tratamento.
Aparelhos para Disfunção Temporomandibular e Dor Ortofacial (DTM)
São aparelhos intra orais removíveis utilizados em combinação com outras terapias com o propósito de promover um relaxamento muscular e aliviar sinais e sintomas de DTM, além de auxiliar no diagnóstico da mesma.
Aparelhos Ortodônticos Estéticos Sistema Invisalign®
Aparelhos transparentes confeccionados com um material plástico especial que utiliza um software exclusivo e avançada tecnologia digital 3D para planejamento e confecção desses alinhadores (como são chamados esses sofisticados aparelhos).
Somente alguns Ortodontistas credenciados estão habilitados a utilizar o sistema. Para casos mais simples existe um sistema menos complexo, utilizando material semelhante, mas com abrangência menor.